O que é estria?
Estrias são uma espécie de cicatriz que aparece quando a pele precisa se esticar muito e não tem elasticidade para isso. Aí as fibras elásticas e de colágeno (que dão firmeza à pele) se rompem e o rasgo é preenchido por um tecido desorganizado (as famosas estrias).
Ela pode aparecer em qualquer lugar?
Teoricamente, sim. Mas é mais normal ela aparecer em lugares em que a pele sofre mais estiramentos. Por isso, a gente costuma ter mais estrias em áreas como bumbum, quadril, coxas, seios, atrás do joelho e região lombar.
Por que umas meninas têm e outras não?
Porque, além dos motivos externos (crescimento, surgimento de curvas ou aumento do peso), também existe um importante fator genético. Em geral, depende do tipo de pele: as muito flácidas ou muito rígidas se rompem com mais facilidade.
Qual é a diferença entre uma estria vermelha e uma branca?
A idade. A estria vermelha é mais recente e tem essa cor porque, na tentativa de recuperar a região, o local se enche de vasos sanguíneos e incha (pode reparar que elas são mais altinhas também). Depois, as células se acalmam e se compactam. É por isso que, aos poucos, os riscos ficam claros.
Por que os homens têm menos estrias?
Primeiro, porque o corpo deles não sofre uma transformação tão radical na adolescência. Depois, porque os hormônios femininos enfraquecem as fibras de colágeno. Assim, não tem jeito, a gente acaba sofrendo mais com o problema.
Dá para prevenir?
Dá. O grande segredo é aumentar a hidratação para melhorar a elasticidade da pele. Tome bastante água e use um bom hidratante (é aí que entra a história do óleo de amêndoas). Também é importante cuidar da variação de peso. O efeito sanfona é uma das principais causas do aparecimento de estrias.
Sol ajuda a disfarçar?
Não, ao contrário. O sol deixa as estrias brancas ainda mais evidentes. Isso porque elas têm menos melanócitos (as células responsáveis pela formação do pigmento) e, portanto, se bronzeiam menos do que o resto da sua pele.
Por Danny Souza
Espero poder ter ajudado!
Fiquem com Deus,
Beijos da Mah!
Nenhum comentário:
Postar um comentário