A Transição Capilar tem sido cada vez mais divulgada nas redes sociais e nos blogs voltados para a beleza negra. Para quem ainda não sabe o que significa, a Transição Capilar é o processo em que você deixa de utilizar químicas no cabelo (em geral se refere a alisantes: progressivas, relaxamentos, etc) e assume sua beleza natural.
Na teoria é muito simples, mas na prática é preciso muito mais do que a decisão, é preciso determinação e uma rotina de cuidados com os cabelos.
Se você ainda usa relaxantes, alisantes ou progressivas no cabelo e sente que esse é o momento ideal para colocar um fim na escravidão da chapinha e das químicas, o primeiro passo é procurar grupos de apoio.
Sim! Antes de qualquer coisa, procure por grupos nas redes sociais, blogs e canais do youtube que falem do assunto e que reúnam outras meninas que estão passando pela mesma fase que você.
Com o tempo você vai desanimando, e justamente neste momento é que estar em grupo de apoio, rodeado de meninas passando pelos mesmos dilemas, compartilhando suas dores e seus progressos de cada dia, é determinante para o sucesso da caminhada.
Depois de alguns meses em transição capilar, a raiz do seu cabelo começa a crescer natural (crespa ou cacheada) e então você fica com a metade da cabeça enrolada e a outra metade lisa. Chamo esta fase de Período Crítico.
No Período Crítico você precisa se acostumar com as duas texturas e entender o que cada uma delas precisa. Uma máscara de nutrição, enriquecida com óleos vegetais, pode ser uma maravilha para a raiz (textura virgem) e ao mesmo tempo ser uma inimiga da parte lisa (com química).
Como enfrentar o período critico?
O BC, como chamamos o Big Chop, é quando você determinada a entrar de vez no mundo da beleza natural, corta toda a parte com química. Na maioria das vezes, o corte será bem curto. Isso depende do tempo que você ficou em transição.
Muitas meninas optam por esta saída por ser a mais prática e rápida. Após alguns minutinhos enfrentando a tesoura, você sai livre da química e toda natural.
Nossos cabelos crescem em média 1,5 cm (até 2 cm) por mês e se ele for crespo ou com cachos bem pequenos, talvez você tenha a sensação que ele esteja crescendo lentamente, por causa do comprimento que é perdido nas voltinhas do cachos.
Em geral, esse período de crescimento pós Big Chop pode demorar de 3 meses a 2 anos, dependendo da estrutura do fio, saúde e comprimento.
Já quem não pode fazer o BC ou prefere esperar o cabelo ir crescendo e cortar a química aos poucos, a saída é ter paciência. E diga-se de passagem, paciência de ouro!
Não é nada fácil acordar todos os dias com uma raiz crespa e 60% do seu cabelo esticado (efeito das inúmeras progressivas da vida). É preciso muita criatividade para não sair e casa só de coque e muita determinação para não cair novamente na tentação da química.
Como começar a Transição Capilar:
Se você tem certeza que deseja se lançar na transição, comece a pesquisar tudo sobre o assunto. As meninas da transição já sabem disso: quanto mais estudamos sobre os nosso cabelos, mais percebemos o quanto fomos negligentes ao usar químicas. Além de nos submeter a um padrão preconceituoso de beleza imposto na sociedade, podando nossa verdadeira identidade, as químicas fazem muito mal para nossa a saúde. Por incrível que pareça ninguém fala sobre isso na televisão ou nos jornais, mas isto é outro assunto.
É um mundo totalmente diferente. Uma vez na transição, você muda toda a sua forma de ver e pensar sobre o mundo, sobre as relações humanas e até mesmo a forma como se vê.
Ao invés de gastar rios de dinheiro que não temos com cosméticos, aprendemos mil receitas caseiras e naturais, inventamos receitas de frutas e ingredientes vegetais, passamos também a nos aventurar nas farmácias e supermercados, passando sempre os olhos pela composição de cada produto.
Os rótulos dos cosméticos que você usa nunca mais serão os mesmos. Acredite! Temos quase uma paranoia por rótulos e em pouco tempo a atendente chata da lojinha de cosméticos vai começar a te olhar de forma estranha.
A transição é o seu grito de liberdade ao mundo. É dizer a mídia e a todos a sua volta que você não se importa com os padrões de beleza, porque você está acima de tudo isso. A transição capilar é uma terapia na alma, uma dose diária de auto-estima e alegria. Veja o antes e depois de meninas que passaram pela transição.
Então, você decidiu que deseja se ajuntar a esse cada vez mais numeroso grupo de mulheres determinadas e independentes? Keep Calm e Go Natural.
Nas primeiras semanas de Transição Capilar:
Passo I- Participe no máximo de grupos, fóruns e blogs possíveis sobre cabelos naturais e transição. Procure fazer amizades com as meninas e conhecer a história de cada uma como fonte de motivação.
Passo II- Pesquise tudo sobre Hidratação, Nutrição e Reparação.
Passo III- Esqueça as químicas pesadas (alisantes ,relaxamentos ou progressivas) a partir de agora.
Depois destes 3 passos, você estará pronta para ingressar neste mundo incrível e descobrir o prazer de cada cachinho novo que nasce.
Eu particularmente, sempre achei lindo os cachos nos outros, não em mim, mesmo gostando dos meus cachos, o visual nunca me foi confortável, mas a 2 anos deixei a química e fiquei adepta só da chapinha, a algumas semanas devido ao calor ou o clima úmido das chuvas tenho usado o cabelo preso em um rabo de cavalo ou feito uma trança em cima disso, afinal de contas não dá pra manter a chapinha assim, eu ainda não uso ao natural solto, ele está muito curto e leve, mas minha intenção é quando ele crescer e pesar, estiver ao natural e definido que possa assumi-lo.
Independente do tipo de cabelo, vocês são verdadeiras princesas. Não a nada mais lindo do que ver a textura natural de um cabelo, seja ele crespo, cacheado ou liso.
Espero que gostem, fiquem com Deus,
Beijos da Mah!
Nenhum comentário:
Postar um comentário